segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

.:. Pinacoteca - Paulo Mendes da Rocha

" Uma intervenção eminentemente técnica, mas que buscou desvendar o que estava lá."

A Pinacoteca foi um projeto de intervenção feito pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Este propôs que a alvenaria do edifício fosse deixada exposta, afirmando as características que marcam o projeto antes mesmo da intervenção ser feita. A ligação entre os ambientes do edifício é feita por passarelas, o que permite uma maior mobilidade dentro do espaço.


No pátio central há uma forte ligação interior x exterior conferida pelas aberturas e pela cobertura transparente, que permite a entrada da luz natural interfirindo nos espaço, formando assim um grande espaço de convivência iluminado.


Se eu estivesse naquela viagem teria conhecido esse edifício. Gostaria muito de conhecê-lo, porque vejo nessa intervenção de Paulo Mendes uma grande influência do trabalho de Lina Bo Bardi no SESC Pompéia, quando são deixadas evidentes as ações tomadas, não sendo intuito do arquiteto mascará-las.



A intervenção realizada trouxe a luz um edifício até então "invisível", de arquitetura neoclássica, encravado numa região deteriorada da cidade de São Paulo, transformando-o em um dos museus mais modernos do país. O respeito do arquiteto pela obra existente chama a atenção para esse projeto. De todos os projetos do arquiteto Paulo Mendes, este é o que eu mais gostaria de ter conhecido.


"Agora é possível visitar o prédio como só as andorinhas podiam fazer, não precisa mais ficar circundando os pátios como num convento"

Nenhum comentário:

Postar um comentário