segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

.:. Casinha do Artigas - Vilanova Artigas

" Transferi algumas vivências minhas, de menino paranaense, do sul do brasil, que tem sala e não sabe para quê. A convivência da família brasileira era na cozinha. Enquanto, na casa tradicional paulista, a sala de jantar se dirigiu na direção do ‘living-room’, pelo processo de transformar duas salas em uma, eu fui para a tradição brasileira de integrar a cozinha à sala. Segui caminho diverso. Sei que perdi a parada. Mas minha casa está lá.”


Se eu estivesse naquela viagem teria conhecido a "Casinha do Artigas". Quando essa casa foi construída, o local era todo ocupado por chácaras. A primeira casa, tem um núcleo central hidráulico e da lareira e foi feita numa escala pequena, daí o nome "casinha". As pessoas que ali estoveram, relataram que é simples e cheia de detalhes ao mesmo tempo, e que a visita ao seu interior é interessante para perceber os pequenos espaços projetados pelo arquiteto.


A segunda casa, foi feita em concreto aparente, com fechamento em vidro, numa clara inflência de Frank Lloyd Wright, bem ao estilo moderno. Esta segunda, também pequena, não deixa de ser monumental.

Um comentário:

  1. Oi camila, td bem???

    Querida tambem sou estudante de arquitetura e tenho um mega trabalho sobre este arquiteto que acabei apaixonado, mas infelismente estou com uma certa dificuldade em achar as plantas, cortes e etc sobre a referida casa.

    Voce teria algum arquivo o qual poderia me disponibilizar ???

    Desde ja Agradeço

    Abraços

    Fernando Gama
    Fone: (11) 8338 - 2957
    Email: fgamatst@hotmail.com

    ResponderExcluir